Comemorações

Orleans comemora seus 102 anos com muita alegria

DSC05878Teatro, dança, música, homenagem, inauguração de monumento, canção de parabéns e o corte do bolo. Neste final de semana, Orleans viveu a passagem dos seus 102 anos de emancipação político-administrativa. Uma programação repleta de atrações culturais foi disponibilizada para a população que prestigiou todas as atividades.

Na última sexta-feira, dia 28, na Praça Celso Ramos, aconteceu a Feira do Artesanato e Agricultura. Ao ar livre, as artesãs puderam apresentar um pouco do trabalho realizado nos Grupos de Produção e Renda, clube de mães, CAPS, CRAS, Casa de Apoio à Pessoa Idosa e demais entidades.

No sábado, o dia foi de confraternização para centenas de motociclistas vindos de diversas cidades. Churrasco e boa música fizeram do evento um sucesso. Além dos motociclistas, pais e crianças visitaram a Praça para ver e ouvir de perto o ronco das máquinas.

Finalizando as comemorações, na manhã deste domingo, mais de 100 ciclistas realizaram 2º Mountain Bike Orleans. Atividade física e confraternização animaram os ciclistas.

À tarde, a Administração Municipal inaugurou a estátua do padre João Leonir Dall’Alba. O monumento foi fixado na Rua Campos Elíseos, próximo às esculturas do paredão. Participaram do ato, o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, secretários municipais, o reitor do Unibave, Elcio Willemann, o padre Cornélio Dall’Alba e demais convidados.

A homenagem ao padre João foi um gesto em agradecimento por todo o trabalho desenvolvido em favor do povo de Orleans. Dall’Alba contribuiu muito para cultura do município. Fundou o Conselho Municipal de Cultura. Foi escritor de poemas, versos e, também, do hino de Orleans. Além de outros serviços prestados à comunidade.

Em seguida, no Centro, a população saboreou o bolo de aniversário da cidade. Na Igreja Matriz, a tarde foi de muita emoção com a realização do 30º Encontro de Corais da 20ª Região do Procanto – Projeto de Apoio ao Canto Coral. Participaram das apresentações, os corais de Armazém, Braço do Norte, Gravatal, Grão Pará, Orleans, Pedras Grandes e São Ludgero.

E, para finalizar, houve uma missa de ação de graças, na Igreja Matriz Santa Otília.

“Mais um aniversário de Orleans. Data especial para todos nós que escolhemos essa cidade para viver e querer bem. Estamos preservando nossas origens, buscando sempre contribuir para uma sociedade mais justa e feliz. Orleans caminha a passos largos e firmes com cidadãos trabalhadores e prósperos. Parabéns a todos os orleanenses”, finalizou o prefeito.

Ascom/Prefeitura de Orleans

navigate_before
navigate_next