Previsão do Tempo

Primavera começa nesta sexta-ferias às 17h02min

Termina oficialmente nesta sexta-feira (22), às 17h02min o inverno brasileiro, e o primeiro dia da primavera deve ser marcado pelo predomínio de sol e das temperaturas altas em todas as regiões de Santa Catarina. Segundo os meteorologistas,  a temperatura segue em elevação, com máximas entre 23°C e 28°C. O vento sopra de nordeste do Oeste ao Litoral Sul e, com variações de leste nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada.

Precipitação:

A previsão é de chuva abaixo da média para SC, no trimestre. Em boa parte do período deve predominar o padrão mais seco observado no inverno com risco de queimadas frequentes. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima a média com chance de minimizar a situação de estiagem no Estado.

Destaque: na primavera são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Essa condição pode ocorrer com menor frequência nos próximos meses, mas não pode ser descartada. Por isso, a Epagri/Ciramrecomendaoacompanhamento diáriodosboletinseinformaçõesdisponibilizadosnosite.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Outubro é um dos meses mais chuvosos do ano no Estado, com valores médios esperados entre 200 e 280 mm no Oeste e Meio Oeste, mais que o dobro em relação aos meses de inverno. Do Planalto ao Litoral a média mensal varia de 140 a 200 mm.

Em Novembro a chuva diminui, em relação a Outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado.

Em Dezembro a segunda quinzena é mais chuvosa em relação a primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste. E também pelo processo convectivo na segunda quinzena de novembro e em dezembro.

Osciclonesextratropicais, mais frequentes em outubro, ocorrem também em novembro e dezembro, intensificando o vento no litoral e deixando omaragitado comressaca e perigo para a navegação noLitoralcatarinense.

Temperatura:

A previsão é de temperatura acima da média climatológica em SC, no trimestre. Especialmente na primeira quinzena de outubro ainda pode chegar uma ou outra massa de ar frio, com diminuição de temperatura e formação de geada fraca no Planalto Sul.

Também são caraterísticas de inverno/primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

TemperaturadaSuperfíciedoMar(TSM):

Em agosto, a TSM continuou próxima à média histórica em boa parte do Pacífico equatorial (Figura 1), caracterizando neutralidade. No período de 10 a 16/09/2017 observa-se um resfriamento ao longo do Pacífico (Figura 2). Essa condição de resfriamento deve se estender para os meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Alguns modelos numéricos de previsão sinalizam a configuração do fenômeno La Niña no final deste ano.

Elaboraçãodoboletim:Gilsânia Cruz (Meteorologista)