Previsão do Tempo

SC tem céu encoberto e momentos de chuva nesta quarta-feira

Santa Catarina segue com tempo instável nesta quarta-feira (7), tanto por conta da umidade vinda do mar quanto pela diminuição da pressão do ar sobre a Argentina e Paraguai, que gera nuvens que avançam pelo estado.

“A madrugada não teve chuva significativa em nenhuma região. Isso é uma boa notícia, já que ajuda o nível dos rios pelo estado a baixarem um pouco”, diz a técnica em meteorologia Bianca Souza.

A previsão é de um dia com muitas nuvens, poucas aberturas e momentos de chuva. No final da quarta-feira é maior a chance de chuva para todas as regiões. No geral, a chuva prevista é fraca, só poucas áreas poderão ter um volume moderado.
As temperaturas ficam na casa dos 20 a 22°C durante a tarde na maior parte das cidades.

Quinta-feira

“Esse processo de diminuição da pressão do ar vai dar origem a uma frente fria, sistema de chuva, sobre o Rio Grande do Sul. Isso irá trazer um dia com temperaturas amenas em Santa Catarina, muitas nuvens e chuva ao longo do dia na faixa do Oeste a Serra”, diz Bianca.

Nas demais regiões, a previsão para quinta-feira (8) é de muitas nuvens, mas com algumas aberturas de sol e boa parte do dia com tempo seco. No entanto, a frente fria formada avança entre o meio da tarde e a noite. Assim, até o final do dia há previsão de chuva para todo o estado.

“Em alguns pontos do Oeste poderemos ter algo na casa dos 100 mm. Nas outras regiões, a chuva não deverá ser tão forte porque a frente ao se deslocar perde força. No entanto, toda atenção com o final da quinta é importante”, afirma a técnica em meteorologia.

A Serra e Oeste devem ter temperaturas amenas. Já as outras regiões têm previsão de uma tarde com aquecimento, com destaque para o Norte, com 30°C.

Ar frio polar

Na sexta-feira (9) um forte ar frio deverá chegar ao estado, diminuindo as temperaturas em todas as regiões e levando toda a instabilidade da semana para fora de Santa Catarina.

Aos poucos o sol vai aparecer ao longo da manhã. Só Serra e Oeste ainda devem ter muitas nuvens e chuva fraca.
O fim de semana deverá ser ensolarado com frio de inverno e geada em algumas cidades.