Orleans

Secretaria de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Unibave realizam encontro alusivo ao Outubro Rosa

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

O “Outubro Rosa” é o mês dedicado na prevenção do câncer de mama e do colo uterino. O intuito é promover ações que levem informação e orientação sobre o câncer de mama. Foi com esta finalidade que a Secretaria de Saúde em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Orleans e o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, realizaram na noite da última terça-feira (10/10) uma palestra aberta ao público para debater o assunto.

O evento ocorreu no Centro de Vivências do Unibave que contou com a participação das Mulheres da Rede Feminina de Combate ao Câncer das cidades de Braço do Norte e Orleans, acadêmicos, donas de casa, docentes e profissionais da saúde.
A palestra foi conduzida pelo médico ginecologista, Richard Cardoso, que afirmou a necessidade que a mulher deve ter em realizar o preventivo. Segundo ele, o Brasil possui 17 mil casos de câncer de mama e 689 no estado de Santa Catarina.

“Precisamos alertar a população para a seriedade do tema. Quanto mais cedo for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e maiores são as chances de cura. Mulher, conheça o seu corpo, toque-se, previna-se e procure o quanto antes ajuda”, pontuou Richard.

Na oportunidade a Secretária, Luana Debiasi, destacou a importância de alertar o público feminino sobre a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Destaca-se que durante os dias 11, 18 e 25 de outubro todas as Unidades de Saúde de Orleans, estarão realizando a coleta noturna de preventivo e solicitação de mamografia. O horário de atendimento acontece das 17h30 ás 20h00. A pessoa deve legar consigo os documentos pessoais e o Cartão do SUS.

Antes de encerrar houve sorteio entre os presentes de camisetas do Outubro Rosa concedidas pela Rede Feminina de Orleans e da Secretária de Saúde.

Secom/Orleans

navigate_before
navigate_next